quarta-feira, 16 de abril de 2014

I Love "Crossfit"


Surge uma nova modalidade de treinamento funcional no Brasil que está dando o que falar. Já ouviu falar do CrossFit?

Uma das modalidades mais praticadas nos Estados Unidos, o CrossFit tem ganhado cada vez mais força no Brasil, especialmente em São Paulo. No Rio de Janeiro, essa febre também começa a se espalhar.

Criado em 1995, nos Estados Unidos, por Greg Glassman, o CrossFit tem se popularizado por sua rotina de exercícios dinâmica e já conta com mais de oito mil boxes (como são chamados os centros de treinamento) no mundo.

Com movimentos funcionais facilmente aplicados a tarefas do cotidiano, ele tem como base exercícios de levantamento de peso, atletismo e ginástica, sempre variados e executados em alta intensidade. Nos EUA, é o principal programa de força e condicionamento de academias de polícia e militares das forças armadas e propicia melhora de saúde e benefícios estéticos.

Os movimentos do CrossFit trabalham o corpo todo. Alguns exemplos são agachamentos, burpees e saltos. O objetivo é simular atividades do dia a dia e de esportes para reeducar a pessoa a se mover.

No início, há um aquecimento. Depois, um trecho conhecido como técnica que busca aperfeiçoar a execução dos movimentos, para que sempre sejam realizados com eficiência e segurança. Aí começa o “verdadeiro” treino, conhecido como workout of the day (WOD) – o treino do dia, em português. Nessa parte, são feitas séries de exercícios sem intervalo e em alta intensidade em um tempo curto (normalmente de 10 a 20 minutos). Por último, rola um alongamento. Tudo isso demora entre 45 minutos e uma hora.

Os objetos usados para isso vão além da barra e das anilhas, talvez os mais convencionais do método. Entre eles, há pneus, barris, argolas, caixas e cordas.

Pra quem curtiu, vale saber que CrossFit tem opção de trabalhar também só com o peso do corpo, misturado com exercícios funcionais. Vamos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário